Química Industrial

BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL

O Curso de Química Industrial está implantado no Departamento de Engenharia Química (DEQ) do Centro Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). A entrada no curso ocorre através de exame vestibular anual. Possui entrada de única turma de 40 alunos. As atividades do curso são desenvolvidas nos turnos da manhã e da tarde.

O Curso de Graduação em Química Industrial da UFS tem carga horária de 3.150 (três mil cento e cinqüenta) horas, que equivalem a 210 (duzentos e dez) créditos, dos quais 198 (cento e noventa e oito) são obrigatórios e 12 (doze) optativos. As disciplinas obrigatórias totalizam 2.970 (duas mil novecentas e setenta) horas-aula e as optativas 180 (cento e oitenta) horas-aula. O aluno poderá cursar no máximo, de 35 (trinta e cinco) créditos por semestre e, no mínimo, de 14 (quatorze) créditos por semestre.

O Estágio Supervisionado em Química Industrial acontecerá sob a forma de atividades em empresas ou instituições não empresariais e é integralizado em 360 (trezentos e sessenta) horas.

O Curso está planejado seguindo uma estrutura de periodização, perfazendo um total de 8 períodos.

OBJETIVOS

Formar químicos industriais com uma base conceitual técnico-científica adequada para desenvolver atividades de pesquisa científica e tecnológica, exercendo as atribuições legais da profissão em indústrias, instituições de pesquisa e setores correlatos definidos na legislação.

Identificar, formular e buscar soluções para problemas científicos, experimentais e teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso de instrumentos laboratoriais, computacionais e/ou matemáticos.

ATIVIDADES CURRICULARES ADMITIDAS NO CURSO

O projeto curricular do Curso admite: disciplinas (obrigatórias, optativas e eletivas); participação em projetos de pesquisa e extensão; produção científica; visitas monitoradas; monitoria; participação em eventos como: seminários e congressos, encontros e feiras, com apresentação de trabalhos; excursões científicas; seminários temáticos; estágios curriculares e vivência pré-profissional. As atividades que não fazem parte do currículo mínimo obrigatório, de acordo com as Normas do Sistema Acadêmico, poderão ser computadas, quando previamente autorizadas pelo Colegiado do Curso, para efeito de integralização no Histórico Escolar, até o limite máximo de 8% (oito por cento) do tal de créditos do curso como atividades complementares.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

De acordo com a Grade Curricular do curso de Química Industrial da UFS, seus egressos devem apresentar competências para:

a) reconhecer a Química como uma construção humana e compreendendo os aspectos históricos de sua produção e suas relações com os contextos culturais, socioeconômico e político;

b)saber conduzir análises químicas, físico-químicas e bioquímicas qualitativas e quantitativas, e a determinação estrutural de compostos por métodos clássicos e instrumentais;

c)possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos e assimilar os novos conhecimentos;

d) saber trabalhar em equipe;

e) saber investigar os processos naturais e tecnológicos, controlar variáveis, identificar regularidades, interpretar e proceder a previsões;

f) possuir conhecimento dos procedimentos e normas de segurança no trabalho, inclusive para expedir laudos de segurança em laboratórios, indústrias químicas e biotecnológicas;

g) saber reconhecer os limites éticos envolvidos na pesquisa e na aplicação do conhecimento científico e tecnológico.

Além disso, o profissional deve ter habilidades para atuação em:

· Direção, supervisão e coordenação de laboratórios;

· Análise físico-química, bioquímica, bromatológica, toxicológica;

· Padronização e controle de qualidade;

· Controle de qualidade de processos de tratamentos de água;

· Controle de qualidade em tratamentos de esgoto, de despejos industriais e sanitários;

· Controle da poluição;

· Ensaios e pesquisas em geral;

· Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.

PERFIL VOCACIONAL DO ALUNO

O Químico industrial, considerando a atuação profissional positivada pela Resolução 36 do CFQ, é capacitado para direção, supervisão, coordenação e responsabilidade técnica, no âmbito das atribuições: perícia, ensaios, pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos, análise química e físico-química, bioquímica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade, controle de qualidade ou tratamentos de água de qualquer natureza, de esgoto, despejos industriais e sanitários ou ao controle da poluição e da segurança ambiental relacionados com agentes químicos.

O Químico industrial formado pela UFS tem formação generalista, com domínio das técnicas de análise e de controle em processos e laboratórios, com condições de atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria; direcionando essas transformações; controlando os seus produtos; interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados aplicando abordagens criativas à solução dos problemas; desenvolvendo novas aplicações e tecnologias, em consonância com os aspectos sociais, ambientais, culturais, políticos e econômicos, enfrentando os problemas e demandas sociais com competência, profissionalismo e ética.

GRADE CURRICULAR

O curso de graduação em Química Industrial da Universidade Federal de Sergipe está dividido em 8 semestres letivos. A grade curricular em pdf pode ser acessada pelo link no final da página. Maiores detalhes podem ser encontrados na RESOLUÇÃO Nº 142/2006/CONEP que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Química Industrial da UFS.

RECONHECIMENTO DO CURSO

Reconhecido pelo Decreto nº 32.766, publicado no DOU em 19/05/1953.

Última reformulação curricular: Resolução 142/2006/CONEP, alterada pela Resolução 83/2011/CONEP de 05/09/2011 e 42/2012/CONEPE de 21/05/2012.