Engenharia Química

BACHARELADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

O Curso de Engenharia Química está sediado no Departamento de Engenharia Química (DEQ) do Centro Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) e possui suas atividades desenvolvidas no período diurno. A entrada no curso ocorre através de exame vestibular anual. Possui entrada de uma única turma de 50 alunos.

O Curso de Graduação em Engenharia Química da UFS tem carga horária de 3.990 (três mil novecentas e noventa) horas, que equivalem a 266 (duzentos e sessenta e seis) créditos, dos quais 254 (duzentos e cinqüenta e quatro) são obrigatórios e 12 (doze) optativos, conforme definido no Projeto Pedagógico do Curso. O aluno poderá cursar no máximo, de 34 (trinta e quatro) créditos por semestre e, nomínimo, de 18 (dezoito) créditos por semestre.

O Estágio Supervisionado em Engenharia Química acontecerá sob a forma de atividades em empresas ou instituiçõesnão empresariais e é integralizado em 360 (trezentos e sessenta) horas.

O Curso está planejado seguindo uma estrutura de periodização, perfazendo um total de 10 períodos.

OBJETIVOS

Formar engenheiros químicos com uma base conceitual técnico-científica adequada para a compreensão e a resolução efetiva de problemas de engenharia química, notadamente, aqueles relacionados à área de processos químicos e aptos a contribuir no desenvolvimento de novos processos químicos que atendam às demandas tecnológicas da sociedade.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O Engenheiro Químico é o profissional capacitado a atuar em projeto, operação, controle, investigação de falhas e gerência em indústrias de processos químicos e/ou físicos, trabalhando numa grande variedade de atividades industriais, tais como: Biotecnologia, Drogas e Produtos Farmacêuticos, Graxas e Gorduras, Fertilizantes e Produtos Químicos, Cal e Cimento, Tintas Vernizes e Pigmentos, Polímeros, Pesticidas e Herbicidas, Materiais Plásticos e Resinas Sintéticas, Alimentos e Bebidas, Produtos Metalúrgicos e Metálicos. Pode atuar até mesmo na política, esta última devido aos aspectos ambientais e econômicos.

Especificamente, o Engenheiro Químico a ser formado na UFS, será capaz de:

· Desenvolver, compreender e assimilar novas tecnologias; a partir de matérias primas, regionais ou não, e de rejeitos industriais;

· Estabelecer condições para proteção do meio ambiente, incluindo desenvolvimento e modificações de técnicas de produção, a forma de disposição de matérias primas e rejeitos industriai;

· Projetar, implantar e controlar as operações unitárias de plantas da indústria química;

· Avaliar o aspecto econômico e ambiental de processos químicos, sendo capaz de ser empreendedor;

· Atuar na área de controle de produção, controle de qualidade e marketing em indústrias de processos químicos;

· Atuar nas áreas de pesquisa e desenvolvimento sustentável do País e

· Ensinar em cursos superiores nas cadeiras especializadas da Engenharia Química e áreas afins.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

O TCC será realizado individualmente pelo discente, sob orientação de um professor do Departamento de Engenharia Química, a partir do desenvolvimento de um trabalho ou projeto de pesquisa sobre temas de conhecimento de sua formação. A avaliação do aluno está condicionada à entrega do trabalho concluído e de uma apresentação oral para uma banca examinadora composta pelo orientador e mais dois professores da área, podendo ser da UFS ou de outras instituições.

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

O estágio curricular supervisionado é obrigatório e acontece sob a forma de atividades em empresas, unidades industriais ou instituições e laboratórios de pesquisa e de desenvolvimento relacionadas com a formação de Engenheiro Químico. O estágio também será realizado sob a supervisão de um professor do Departamento de Engenharia Química. A avaliação consiste na entrega de um relatório das atividades desenvolvidas, sendo este assinado pelos supervisores externo (da empresa) e interno (DEQ/UFS), assim como uma apresentação oral para uma banca examinadora composta pelo coordenador do estágio supervisionado, o professor supervisor e outro professor do departamento (DEQ/UFS).

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

São chamadas de atividades complementares a participação em projetos de pesquisa e extensão; produção científica; visitas industriais monitoradas; monitoria; participação em eventos como: seminários, congressos, encontros e feiras, com apresentação de trabalhos; excursões científicas; seminários temáticos; integração em comissões organizadoras de eventos, participação em empresa Jr. e vivência pré-profissional. As atividades que não fazem parte do currículo mínimo obrigatório, de acordo com as Normas do Sistema Acadêmico, poderão ser computadas, quando previamente autorizadas pelo Colegiado do Curso, para efeito de integralização no Histórico Escolar, até o limite máximo de 8% (oito por cento) do total de créditos do curso como atividades complementares.

GRADE CURRICULAR

O curso de graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Sergipe está dividido em 10 semestres letivos. A grade curricular em pdf pode ser acessada pelo link no final da página. Maiores detalhes podem ser encontrados na RESOLUÇÃO Nº 136/2006/CONEP que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Química da UFS.

RECONHECIMENTO DO CURSO

Reconhecido pelo Decreto nº 78.602/76, publicado no DOU em 22/10/1976.

Última reformulação curricular: Resolução 136/2006/CONEP de 21/12/2006 e Resolução 63/2011/CONEP de 22/07/2011, Alteradas pela Resolução029/2012, de 26 de Março de 2012